Imagine uma abordagem educativa que transforma a aprendizagem em uma jornada emocionante, onde o aluno e a diversão são os principais protagonistas. Imagine, por exemplo, a matemática se tornando uma aventura épica, e a sala de aula se transformando em um playground de aprendizado!
Vamos falar sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) – uma estratégia educacional cada vez mais popular, especialmente entre os alunos da nova geração tecnológica. A educação está evoluindo, e estudos destacam como essa metodologia de ensino está desempenhando um papel importante nessa transformação.
A GBL é uma ferramenta valiosa para aprimorar o desempenho dos alunos e promover um aprendizado mais envolvente e prazeroso!
Acesse esse artigo para descobrir a magia dos jogos educacionais e como eles estão moldando o futuro da educação. E não se esqueça de nos contar: você já incorporou a metodologia GBL em suas aulas?
Já se foi o tempo no qual aprendíamos apenas com os livros. É provável que todo educador já tenha enfrentado o desafio de atender às necessidades de diferentes tipos de alunos, enquanto mantém o nível de engajamento e interesse elevado.
A aprendizagem baseada em jogos, ou GBL (do inglês, Game Based Learning), é uma estratégia de ensino utilizada para ajudar os alunos a atingirem as suas metas de aprendizagem, e essa metodologia tem ganhado cada vez mais popularidade e adeptos, especialmente porque os alunos estão cada vez mais cedo se acostumando à tecnologia, por meio de celulares, tablets e computadores.
Há diversos estudos e pesquisas que apoiam essa metodologia, entre eles, uma publicação de 2021, pelo International Journal of Technology in Education (IJTE),concluiu que:
“A motivação e o engajamento dos alunos são talvez as razões mais claras e poderosas para se integrar jogos digitais na sala de aula. Os jogos utilizam imagens, sons e cores para promover a interação dos jogadores; além disso, os jogos são construídos de forma a obter a máxima atenção do jogador”.
Enfatizando assim alguns dos benefícios dos jogos educacionais, como a sua capacidade de atrair e manter a atenção dos estudantes, característica fundamental para um bom aprendizado.
Outro estudo sobre essa metodologia, publicado pela IOPscience, encontrou evidências de que a utilização da aprendizagem baseada em jogos pode apoiar e melhorar os resultados no aprendizado de matemática. Essa descoberta enfatiza a eficácia dos jogos educacionais e reforça a importância de integrá-los na educação moderna.
Os impactos decorrentes da integração dos jogos digitais nas práticas educacionais, em contrapartida às aulas tradicionais, demonstram resultados bastante positivos, como apresentado em diversas pesquisas realizadas durante os anos sobre esses benefícios, essa, de 2009, evidencia essa diferença:
Essa modalidade de aprendizado oferece aos alunos uma abordagem inovadora, permitindo que adquiram conhecimentos curriculares de maneira mais eficaz e envolvente por meio dos jogos digitais.
Mas, afinal, o que é a aprendizagem baseada em jogos?
A aprendizagem com base em jogos, ou GBL, é uma abordagem educativa que utiliza jogos para ensinar de uma forma divertida, cativante e motivadora. Essa metodologia integra a aprendizagem e o jogo, de modo que o objetivo de aprendizagem é parte integrante do jogo e vice-versa. Um dos principais objetivos dessa metodologia é fazer com que os alunos apreciem o processo de aprendizagem e aprendam de forma mais eficaz.
Os alunos estão no centro da aprendizagem com base em jogos, o que os torna estudantes ativos, protagonistas, estando assim mais propensos a reter informação. Nesta metodologia, os alunos trabalham para atingir um objetivo; devem fazer escolhas e experimentar as suas consequências, além de precisarem pensar de forma rápida e lógica. A metodologia GBL ajuda a desenvolver competências de resolução de problemas e de pensamento crítico e também incentiva a colaboração entre os alunos.
Para entendermos melhor esta metodologia, podemos classificá-la em 3 tipos diferentes, levando em consideração o local e o ambiente onde o jogo acontece. Os três tipos de GBL são:
Um exemplo famoso é o Banco Imobiliário, que pode ser considerado um jogo educativo sobre finanças. Ele incorpora todos os elementos essenciais, incluindo uma história, personagens, pontos, competição e muitos outros aspectos. Além disso, a preparação cuidadosa do jogo, incluindo o design do tabuleiro e a definição das regras, desempenha um papel crucial no sucesso desse tipo de jogo e também nos dois tipos subsequentes.
Neste caso, o ambiente é o mundo real. Os alunos precisam se mover, agir e usar tanto o corpo quanto a mente para participar dos jogos, frequentemente atuando como personagens e tomando decisões com base em seus objetivos, no ambiente e nas regras. Exemplos claros podem ser identificados em brincadeiras tradicionais de crianças, como o pega-pega, que desenvolve habilidades como pensamento estratégico e decisões rápidas, e até a amarelinha, que, além de trabalhar a coordenação motora e o equilíbrio, também aprimora noções de números e lógica.
Estes são jogos digitais, que podem ser tanto offline quanto online, desenvolvidos com o propósito primário de aprendizagem, constituindo um recurso valioso para o desenvolvimento cognitivo. Eles estimulam habilidades estratégicas e criativas, simplificam o processo de ensino e promovem a interação entre alunos e professores, potencializando, assim, o aprendizado.
Embora muitos alunos tenham medo de errar na sala de aula, a maioria não se importa em cometer erros durante os jogos digitais. Os alunos aprendem através do raciocínio, da repetição, da tentativa e erro, e da realização de objetivos.
Nos jogos digitais, os alunos têm a oportunidade de desenvolver uma ampla gama de habilidades. Através do raciocínio, da tomada de decisões estratégicas e da resolução de desafios, eles aprimoram habilidades cognitivas críticas. Esses jogos proporcionam uma solução eficaz para o desenvolvimento holístico dos alunos, indo além da simples aquisição de conhecimento.
A aprendizagem baseada em jogos oferece uma perspectiva empolgante para o campo educacional. Os jogos não são mais apenas formas de entretenimento, mas valiosas ferramentas de aprendizado que têm o potencial de transformar a educação. A democratização dos jogos educacionais, tornando-os acessíveis a todos, é uma meta que todos devemos abraçar, pois isso permite uma educação mais inclusiva e eficaz.
A PlayWonder oferece jogos prontos, acessíveis e projetados com um propósito educacional claro. Basta personalizar a arte e integrar seu conteúdo didático aos games! Isso é tudo o que você precisa para enriquecer sua metodologia de ensino e aproveitar todos os benefícios que a GBL proporciona.
E aí, você já utiliza jogos para melhorar a educação?
501 Silverside Road, Suite 105
Wilmington, DE, 19809
Rua Estela, 515 – Bloco B – Andar 11
04011-002 – São Paulo/SP
© 2022 Ludact Game Studio. All rights reserved.